1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

app do linkedIn em smartphone

 

Se possui uma conta do LinkedIn, talvez seja recomendado verificar se todas as medidas de proteção da mesma estão ativadas – como a autenticação em duas etapas – e se a senha usada é segura e atualizada. Isto porque, recentemente, uma campanha de ataques tem vindo a ser focada em contas na plataforma.

 

Durante os últimos dias, vários investigadores de segurança confirmaram campanhas de ataque a contas do LinkedIn em massa, que se focam em tentar obter acesso a contas na plataforma. Estas estão a ser lançadas em ataques de tentativas de login sobre credenciais possivelmente roubadas de outras plataformas, ou nos vulgares ataques de brute force.

 

Segundo a empresa de segurança Cyberint, existem vários utilizadores da rede social profissional que viram as suas contas afetadas em vários ataques desde o início da semana, e os mesmos têm vindo a aumentar consideravelmente. Em plataformas como o Reddit e nos fóruns de suporte da Microsoft existem vários relatos de utilizadores que perderam as suas contas face a estes ataques.

 

Segundo os investigadores, algumas das contas afetadas foram mesmo alvo de “ransomware”, onde os donos das mesmas estariam a ser chantageados para pagarem de forma a recuperarem o acesso às mesmas.

A esta situação junta-se ainda uma demora na resposta do LinkedIn face aos problemas dos utilizadores. Embora ainda não existe um comunicado oficial da plataforma sobre a onda de ataques, os utilizadores que contactam o suporte do LinkedIn afirmam que as mensagens demoram bastante tempo a serem respondidas.

 

O formato de ataque é praticamente idêntico em todos os casos reportados nos últimos dias. Depois dos atacantes obterem acesso às contas, alteram as senhas de acesso e o email da conta, de forma que os utilizadores originais deixem de ter acesso ao serviço.

Em alguns casos, os utilizadores recebem ainda uma mensagem de resgate, onde são levados a pagar uma determinada quantia para obterem a conta de volta.

 

Apesar de não existirem formas perfeitas de prevenir um ataque, a melhor forma será ativar o sistema de autenticação em duas etapas da conta, juntamente com manter uma boa senha segura.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech