O Twitter tem estado nas últimas horas a ser inundado com várias contas de elevado destaque na plataforma a serem atacadas para promover esquemas de bitcoin.
Até ao momento existem vários casos de contas de elevado perfil na plataforma, algumas das quais verificadas, que terão sido comprometidas e estariam a promover mensagens para um site externo, relacionado com esquemas de bitcoins.
As mensagens indicam que a empresa associada com a conta atacada estaria a fornecer uma recompensa para quem investir na mesma em bitcoins – mas que, obviamente, apenas leva a que esses pagamentos sejam direcionados para os gestores deste ataque.
O ataque em si aparenta ser coordenado pela mesma fonte, já que todas as mensagens dizem respeito ao mesmo site, e estão a ser publicadas praticamente no mesmo formato sobre todas as contas afetadas. Como referido, algumas das contas afetadas dizem respeito a sites e personalidades de elevado perfil e verificadas na plataforma.
O perfil da Coindesk, empresa bem reconhecida no ramo do Bitcoin e trading, foi uma das contas afetadas por este ataque – com a mensagem a ter sido, entretanto, removida.
Existe a probabilidade que os atacantes estejam a aproveitar alguma falha na plataforma para publicar estas mensagens, já que as contas em questão devem contar com o sistema de autenticação em duas etapas ativo.
Até ao momento o Twitter ainda não confirmou nenhum problema com a plataforma em si, mas iremos atualizar este artigo caso surjam mais informações.
Atualização: O ataque aparenta ainda se manter bastante ativo, e agora até mesmo o perfil de Bill Gates terá sido um dos comprometidos. Acredita-se que os atacantes encontram-se a explorar alguma vulnerabilidade desconhecida na plataforma para que as mensagens sejam publicadas nestes perfis.
O perfil da Apple no Twitter também esteve momentaneamente a apresentar uma mensagem deste esquema.
E a conta de Jeff Bezos, CEO da Amazon, também não escapou deste ataque...
De momento existe a confirmação que as contas das seguintes personalidades terão sido afetadas e encotram-se a partilhar as mesmas mensagens:
- Bill Gates
- Elon Musk
- Kayne West
- Bitcoin
- Apple
- Coinbase
- BINANCE
- CZ_Binance
- Gemini
- Kucoin
- Gate .io
- Coindesk
- Uber
- Tron
- Justin Sun
- Charlee Lee
- Barack Obama
Existem rumores de que o ataque poderá ter tido origem num acesso indevido a perfis de funcionários da empresa, que teriam controlo para publicar a alterar conteúdos de qualquer conta na plataforma. Até ao momento parece que apenas contas verificadas de elevado renome estão a ser alvo de ataques.
O perfil @underthebreach terá publicado uma imagem do que será o perfil do funcionário do Twitter alvo do ataque, e por onde se encontra a ser realizado o envio das mensagens.
O Twitter também já confirmou o incidente, tendo indicado na sua conta que se encontra a analisar a situação. Por enquanto ainda se desconhecem detalhes sobre a forma de acesso e edição das contas em questão.
Desde o início do ataque, a carteira de Bitcoin associada com as mensagens já recebeu mais de 110 mil dólares em bitcoins. O valor continua a aumentar enquanto mais contas estão a ser afetadas - todas contas verificadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!