1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Falha no Windows com impressoras

 

No início desta semana foi revelada uma grave falha no Windows, que ficou conhecida como “PrintNightmare”, e que poderia permitir a execução remota de código no sistema. A falha foi rapidamente confirmada por muitos investigadores como tendo potencial para ser consideravelmente grave, sobretudo porque afeta tanto os sistemas Windows mais recentes para consumidores como também a variante do Windows Server.

 

Na altura que foi conhecida, a PrintNightmare ainda não tinha ataques conhecidos a explorar a mesma, apesar de o código necessário para tal ter sido disponibilizado na Internet. No entanto, a Microsoft alerta agora para o facto que esta falha está já a ser ativamente explorada em malware.

A falha encontra-se associada com o Windows Print Spooler, e quando explorada pode permitir a execução remota de código potencialmente malicioso, e possui potencial para realizar o roubo de informações do sistema ou até mesmo o total controlo dos mesmos.

 

A Microsoft confirmou que a falha existe e agora encontra-se a alertar também para a existência de ataques que estão a tirar proveito da mesma. Como recomendação, a empresa recomenda que os utilizadores que não necessitem de usar o sistema de impressão, ou para servidores, desativem este serviço (Windows Print Spooler) ou que bloqueiem qualquer ligação remota ao mesmo pelo Editor de Politicas de Grupo.

 

Mais informações sobre como proceder à paragem do serviço ou bloqueio de ligações externas podem ser encontradas no artigo da Microsoft sobre a falha, disponível aqui.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech