1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

aplicações UWP do Windows 10

 

Faz apenas alguns anos que a Microsoft estava a apostar em força nas aplicações universais, também conhecidas como aplicações UWP. Estas aplicações foram uma grande aposta que a Microsoft fez em tempos para tentar cativar os programadores a criarem apps especificas para o sistema operativo, numa altura em que o Windows 8 era considerado “o futuro”.

 

Uma grande vantagem destas aplicações encontrava-se no facto que estas eram totalmente compatíveis com os diferentes sistemas onde o Windows também se encontrava, sejam desktop ou mobile. Como bem sabemos, o sucesso do Windows no mercado dos dispositivos móveis não foi dos melhores, mas as aplicações UWP ainda se mantiveram no mercado de alguma forma.

 

No entanto, parece que a empresa encontra-se lentamente a afastar desta ideia. Ao longo dos anos as aplicações UWP foram algo negligenciadas, até mesmo apps da própria Microsoft, ao ponto que no Windows 11 a Microsoft Store finalmente começou a aceitar a publicação de apps em formato Win32 – entre outros.

Agora, a Microsoft parece estar a traçar o caminho para o fim das UWP, tendo recentemente revelado que a plataforma não vai ser atualizada para suportar o WinUI 3, que será a interface que a empresa se encontra a usar no Windows 11.

 

Ou seja, com isto é possível que vejamos algumas incompatibilidades entre as aplicações UWP e a WinUI 3, e sobretudo conforme esta venha a ser desenvolvida mais ativamente para o futuro. Portanto, será seguro dizer que este é um primeiro passo da empresa em começar a descontinuar as aplicações UWP – mesmo que ainda não seja tecnicamente isso que está a ser feito.

 

Aplicações UWP ainda podem ser criadas e mantidas sobre o Windows 11, tanto que na Microsoft Store existem ainda milhares de apps neste formato. No entanto, será bastante provável que no futuro essa plataforma não venha a suportar algumas das novas funcionalidades do Windows 11 e da sua interface, deixando lentamente de ser suportada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech