1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

HTTPS Everywhere

 

A Electronic Frontier Foundation (EFF) confirmou que se encontra a preparar para descontinuar a popular extensão “HTTPS Everywhere”. Esta era uma popular extensão usada para converter os links pela internet do formato HTTP para HTTPS, e foi útil durante bastantes anos para esta tarefa na adoção do HTTPS pela web em geral.

 

No entanto, segundo a EFF, o conceito base da extensão encontra-se agora desnecessário, tendo em conta que a maioria dos navegadores atuais já realizam a conversão automática para a versão segura dos sites, ou tentam primeiro a ligação segura.

 

Ainda de forma recente o Chrome foi atualizado para começar a realizar primeiro pedidos apenas em HTTPS, antes de tentar a versão HTTP em caso de falha. Outros navegadores bastante usados pela Internet atualmente também seguem este processo ou similar com as configurações base.

 

Portanto, manter a extensão ativa será algo desnecessário, motivo pelo qual a EFF irá colocar a mesma em modo de “manutenção” em 2022. Neste modo apenas serão lançadas atualizações para falhas graves de segurança, mas não serão lançadas correções de bugs ou novas funcionalidades.

 

A data de fim de suporte oficial não foi revelada, mas eventualmente a extensão deve ser totalmente descontinuada. A partir dessa altura a extensão deixará de receber qualquer género de atualizações – e tendo em conta a evolução dos navegadores no suporte a ligações HTTPS, é possível que isso venha a acontecer muito em breve.

 

De relembrar que, atualmente, cerca de 86.6% de todos os sites na Internet encontram-se sobre HTTPS. Além disso, os dados apontam que navegadores como o Chrome e Firefox registam cerca de 95% de todas as suas ligações diárias a sites HTTPS.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech