A Microsoft veio finalmente revelar a sua grande aposta para o futuro do Windows, com a sua nova plataforma do “Windows 365”. Seguindo a tradição do que se encontra da empresa, o Windows 365 trata-se de uma versão virtual do sistema operativo, que pode ser acedida através da plataforma Azure de qualquer lugar.
No início deste ano começara a surgir rumores sobre um novo serviço que a Microsoft estaria a projetar, apelidado de “Cloud PC”, que basicamente iria permitir colocar o Windows 10 e Windows 11 na Cloud para os utilizadores acederem remotamente – mas com foco sobretudo para empresas.
Depois dos rumores, agora chega a confirmação oficial da empresa sobre a sua nova plataforma. Durante o evento Inspire 2021 a empresa confirmou a sua nova plataforma cloud, que vai começar por permitir a criação de sistemas baseados no Windows 10, mas irá evoluir para o Windows 11 quando a versão final do sistema estiver disponível na sua versão estável.
Segundo a Microsoft, o Windows 365 permite que os utilizadores tenham acesso a uma plataforma Windows sempre acessível e segura pela Cloud da empresa, onde é possível ter todos os seus ficheiros, apps e dados de forma segura e controlada. A empresa refere que este serviço vai permitir criar um novo conjunto de soluções hibridas, no que a empresa apelida de “Cloud PC”.
O Windows 365 encontra-se construído sobre o serviço Azure Virtual Desktop, que permite aceder remotamente ao sistema operativo. Apesar de a empresa não ter avançado os planos que irão encontrar-se disponíveis sobre esta plataforma, os leaks do passado davam conta de pelo menos três variantes, com acesso a 2 ou 3 vCores, até 8GB de RAM e 96 GB de armazenamento SSD.
A Microsoft afirma que os sistemas do Windows 365 poderão ser transmitidos para praticamente qualquer dispositivo, incluindo smartphones e tablets – e até mesmo produtos que não façam uso dos sistemas da empresa. Desde que tenha uma forma de acesso à internet, teoricamente será possível de usar o mesmo para aceder ao Cloud PC.
Até ao momento a empresa não revelou detalhes sobre os preços para o Windows 365 Cloud PC, tendo apenas indicado que a sua disponibilização deverá acontecer até ao final deste ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!