1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 365

 

Após ter sido oficialmente revelado pela Microsoft, o novo Windows 365 Cloud PC encontra-se a partir de hoje disponível para todas as empresas que tenham uma subscrição do Microsoft 365 – sendo que se conhecem detalhes também a nível do preço final de cada plano.

 

Durante o evento Inspire 2021, a Microsoft revelou o seu novo serviço Windows 365 Cloud PC, que basicamente permite aos utilizadores terem um sistema Windows 10 – e futuramente Windows 11 – sempre acessível a partir da Cloud.

Basicamente, será um serviço focado em permitir o uso de um sistema virtual a partir da Cloud, onde os utilizadores podem aceder praticamente de qualquer dispositivo.

 

Esta plataforma corre sobre o Azure Virtual Desktop, mas conta com uma interface mais organizada e simples de usar, focada para garantir um melhor controlo do sistema operativo em questão. Como prometido, este serviço encontra-se agora disponível para todos os utilizadores, sendo que vai chegar em duas vertentes: Windows 365 Business e Windows 365 Enterprise.

 

O Windows 365 Business encontra-se focado diretamente para empresas, com funcionalidades que permitem às entidades gerir até 300 utilizadores em diferentes sistemas cloud. Para quem pretenda funcionalidades avançadas de gestão dos Cloud PC, então o plano Enterprise será o mais aconselhado.

 

O Windows 365 encontra-se atualmente disponível em 12 configurações diferentes, que variam entre os 21.90 euros e os 147.50 euros mensais e por utilizador. Estas configurações variam conforme os recursos necessários a nível de processamento, RAM e espaço em disco.

 

Windows 365 licenças

 

Para quem pretenda testar o serviço, a plataforma encontra-se também a fornecer o trial dos planos de 2vCPU/4GB RAM/128GB de armazenamento,2 vCPU/8 RAM/128 GB e 4 vCPU/16 RAM/128 GB.

 

Windows 365 configuração cloud

 

O TugaTech testou o novo sistema, e este permite que os utilizadores acedam diretamente pelo navegador ou pelo sistema de Ambiente de Trabalho remoto. Apesar de ter demorado algum tempo a configurar, uma vez completo é possível usar o sistema como se fosse um Windows tradicional.

 

Existem duas formas de usar o sistema. A primeira será diretamente pelo navegador, onde é aberta uma janela dedicada onde os utilizadores podem entrar nas suas contas do Windows e usar o sistema de forma direta. Todo o processamento é feito pelo navegador, num ambiente "virtual", e é possível alternar entre as diferentes abas e o sistema que se encontre a usar.

 

A segunda opção será através do uso do sistema de Ambiente de Trabalho Remoto, onde é iniciada uma ligação segura entre os sistema e o Cloud PC, sendo que este método será o mais apropriado para quem pretenda uma experiência mais simples e direta para usar o serviço.

 

Ambiente de trabalho remoto Windows 365

 

O sistema encontra-se pré-configurado com as apps tradicionais da Microsoft, sendo que verificamos um pouco de lag entre algumas das tarefas realizadas no sistema. Por exemplo, a escrita pode ter um certo atraso entre o pressionar da tecla e a apresentação da letra na janela, o que é visível em certos casos - mas este ponto poderá também variar conforme a ligação dos utilizadores.

 

Apesar de todos os benefícios deste novo sistema, é importante sublinhar que o custo anual do mesmo pode tornar-se algo elevado, se tivermos em conta que um sistema equiparado físico pode ser consideravelmente mais barato de montar. Obviamente, o Windows 365 encontra-se focado sobretudo para empresas, e não tanto para os utilizadores individuais.

 

No entanto, existem vantagens pelo facto de ser um sistema sempre acessível a partir de qualquer lugar, além de eliminar a necessidade de os funcionários terem de configurar sistemas de VPN para ligar a uma rede interna do escritório a partir de outros locais ou de colocar mais pressão sobre a parte técnica dos sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech