1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chrome google logo

 

A Google encontra-se a preparar para trazer melhorias de segurança para o Chrome, com a nova versão 92 do mesmo, tanto para os dispositivos Android como também para desktop.

 

A nova versão do Chrome 92, que se encontra disponível a partir de hoje, alarga o suporte da funcionalidade de segurança para Isolamento de Sites, que surgiu depois dos incidentes do Spectre e Meltdown em 2018, e permite isolar cada website num processo “dedicado”, impedindo que um site malicioso possa roubar informação de outros sites onde o utilizador se encontre.

 

Esta funcionalidade já se encontrava disponível para os utilizadores das versões desktop do navegador para todas as abas que se encontrem abertas o mesmo, mas agora a Google estende essa proteção também para as extensões. Ou seja, estas passam agora a contar com segurança acrescida, impedindo que sites maliciosos possam aceder aos conteúdos das mesmas – e evitando o possível roubo de informações desse ponto.

 

Na variante do Chrome para dispositivos Android, o Isolamento de Sites já se encontrava disponível desde o Chrome 77, lançado em Outubro de 2019, mas era aplicado apenas em sites que o Chrome considerava serem prioritários para beneficiar da segurança acrescida, como sites que os utilizadores tinham de introduzir senhas ou que acediam regularmente para compras online.

 

Na nova versão do Chrome 92, agora o sistema encontra-se também ativo em sites que tenham sistemas de autenticação em plataformas externas – como sites que permitem o login pelo Facebook e Google – bem como em plataformas que tenham os cabeçalhos de Cross-Origin-Opener-Policy (COOP) ativos.

 

Devido ao elevado uso de memória que esta funcionalidade utiliza, a mesma apenas se encontra disponível para os dispositivos que tenham mais de 2GB de memória RAM. Os utilizadores que pretendam ativar a funcionalidade para todos os sites – com o maior consumo de RAM pelo navegador – podem faze-lo a partir da flag “chrome://flags#enable-site-per-process”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech