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Certificado de vacinação covid

 

Durante o dia de hoje tem vindo a ser publicado vários géneros de notícias relativas a possíveis problemas com os certificados digitais de vacinação. Várias fontes apontam que, em determinadas situações, os documentos de certificação são considerados como inválidos pela app, mesmo estando válidos.

 

Um dos erros que parece estar a surgir mais recorrentemente encontra-se a nível dos restaurantes, onde é necessário a apresentação de um certificado de vacinação durante o fim de semana. Os relatos apontam que certificados aparentemente válidos estão a ser marcados como sendo inválidos pela app criada para o efeito – supostamente por “não serem reconhecidos”.

 

No entanto, isto pode não ser exatamente o que esteja a ocorrer. Os certificados de vacinação são processados pela app “Passe COVID”, que verifica o QR Code para garantir que um certificado é valido ou não, e que a pessoa em questão se encontra com a vacinação completa.

Este código QR possui uma assinatura digital, impossível de adulterar diretamente. Todo o processamento da leitura do código QR e da certificação do mesmo é feito localmente pela app – nenhum conteúdo é enviado para os servidores em controlo do Ministério da Saúde ou de qualquer outra entidade. Apesar de ser possível a criação de um codigo QR que contenha dados falsos, a validação da app final irá detetar essas situações, dando o certificado como inválido.

 

Por si só, a app não diz se o certificado é verdadeiro ou não, apontando apenas se é válido ou não - e se a pessoa tem a vacinação em dia.

 

Portanto, todo o processamento dos certificados é feito exclusivamente de forma local, validado pela app, sem qualquer ligação externa, sendo usada a assinatura digital (certificado digital) para o efeito. O que alguns utilizadores podem estar a verificar trata-se simplesmente de um erro na leitura do código QR.

 

Para realizar a leitura do código QR, por vezes a câmara pode distorcer ligeiramente a imagem ou até o próprio tremer do dispositivo, o que pode levar a que o código fiquei ligeiramente diferente do que se encontra no papel. Isto pode levar a que a app valide o código como sendo inválido ou incorreto, quando na verdade tudo se deve a um problema na leitura.

 

Na maioria dos casos, uma segunda passagem do certificado pela verificação deve ser suficiente para garantir isso mesmo – tendo em conta os cuidados necessários para capturar o código QR de forma estável.

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