O Departamento de Saúde da Irlanda do Norte teve de encerrar temporariamente o seu serviço de certificação online sobre a vacinação do COVID-19, depois de ter sido descoberto que o mesmo poderia encontrar-se a revelar dados pessoais dos utilizadores.
De acordo com algumas fontes, o portal do COVIDCert NI, onde é possível obter os certificados de vacinação de cada utilizador, estariam a fornecer dados aleatórios de outros utilizadores aos que não eram corretos.
Segundo as autoridades, o sistema estaria a apresentar, para um pequeno conjunto de utilizadores, dados que não correspondiam aos mesmos, mas sim a outros utilizadores que tinham sido vacinados. Não foram deixados detalhes sobre os números de utilizadores afetados, mas as entidades optaram por desativar temporariamente o sistema até que a solução seja aplicada.
De relembrar que a plataforma do COVIDCert permite aos cidadãos obterem os seus certificados de vacinação, comprovando que possuem a vacina completa contra a COVID. Este sistema é diferente do que se encontra aplicado no Reino Unido, o NHS COVID.
De notar que as autoridades referem que os certificados que foram emitidos até à suspensão da plataforma ainda irão continuar disponíveis na normalidade e serão validos para uso. Além disso, quem já tenha realizado o pedido do certificado também não será impactado por este problema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!