O WhatsApp tem vindo a revelar novas funcionalidades de forma constante nas últimas semanas, e as mais recentes encontram-se agora focadas na proteção dos backups das contas dos utilizadores.
De acordo com as mais recentes descobertas, o WhatsApp encontra-se a testar uma nova funcionalidade que vai permitir aos utilizadores realizarem o backup seguro das suas contas, mantendo a encriptação dos conteúdos até quando estes são armazenados nos dispositivos.
Apesar de o WhatsApp contar com encriptação ponta a ponta para as mensagens enviadas na plataforma desde 2014, os sistemas de backup local e no Google Drive não encriptam esses conteúdos – o que pode ser considerado um risco de privacidade.
Nos últimos meses, a plataforma tinha vindo a experimentar encriptar os conteúdos enviados para o Google Drive, em conjunto com a adição de um novo sistema de backup também para o Apple iCloud. E agora o sistema de encriptação parece estar a ser testado também para os backups locais.
Ou seja, isto iria permitir aos utilizadores encriptarem os seus backups mesmo quando estes são armazenados nos dispositivos. A novidade encontra-se a ser testada sobre a versão beta do WhatsApp, e de momento apenas com alguns utilizadores. Por enquanto ainda se desconhece quando irá chegar na versão estável final para todos.
Quando o sistema se encontra ativo, os utilizadores terão a possibilidade de configurar uma senha para acesso aos backups, que necessita depois de ser introduzida no futuro caso se pretenda restaurar esses conteúdos.
No entanto, é também importante ter em conta que, caso os utilizadores não se recordem da senha do backup ou percam a chave de desencriptação que é fornecida, deixa de ser possível restaurar os conteúdos do backup.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!