O mais recente relatório relativamente à poluição no planeta demonstra uma situação bastante grave para a humanidade como um todo. A emissão de gases que contribuem diretamente para o efeito de estufa causou já danos irreversíveis no planeta.
Segundo um estudo feito por várias entidades a nível mundial e organizado pela ONU, apontam que foram feitas mudanças irreversíveis na forma como o planeta se encontra, e que vão prejudicar as gerações futuras.
O estudo, que envolveu mais de 230 especialistas de diversos países, aponta que as ações humanas contribuíram para o aumento de 1.07ºC na temperatura do planeta, o que tem vindo a ser prejudicado pelo aumento descontrolado das emissões de CO2 para a atmosfera, bem como de outros gases poluentes.
O relatório aponta que muitos dos efeitos das alterações climatéricas estão num pouco que são praticamente irreversíveis. Um dos exemplos deixados encontra-se sobre o aumento do nível do mar, que pode demorar centenas ou milhares de anos a regular para valores aceitáveis.
Os investigadores devem ainda apresentar um novo relatório com medidas que devem ser tomadas para prevenir o avanço dos efeitos das alterações climatéricas, algo que deve ser conhecido durante a conferencia COP26, que se realiza em Novembro em Glasgow, na Escócia.
É importante relembrar que apesar de 1.07ºC não parecer muito, este aproxima-se perigosamente do limite de 1.5ºC que foi assinado na COP21 entre diversos países, no Acordo de Paris, para reduzir a emissão de gases com efeitos de estufa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!