O Github acaba de relembrar que as senhas de contas na plataforma vão deixar de ser aceites como forma de autenticação para operações Git. A medida será aplicada de forma imediata a partir de amanhã.
Na realidade, esta mudança não é recente. Durante o ano passado a plataforma tinha revelado algumas mudanças com vista a garantir mais segurança para os utilizadores e para os seus projetos. Uma das mudanças encontrava-se na necessidade de usar chaves SSH ou autenticação baseada em token para várias tarefas de Git na plataforma – deixando de lado as operações com recurso a senhas.
Também em Novembro de 2020 a plataforma deixou de aceitar senhas para tarefas REST na API, portanto a medida era mais do que prevista de vir também a aplicar-se de forma mais abrangente.
Quem ainda esteja a usar este método de autenticação para os seus projetos e tarefas, e ainda não tenha feito a migração para tokens ou chaves SSH, a medida deve ser aplicada o mais rapidamente possível.
De notar que quem tenha a autenticação em duas etapas ligada nas contas da plataforma não terá de realizar qualquer mudança, uma vez que já se encontra a usar obrigatoriamente um sistema de chaves SSH ou tokens para autenticação – visto a senha não funcionar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!