Nas ultimas semanas têm surgido vários casos de problemas relacionados com o Samsung Galaxy S10 e o seu sistema de identificação de impressões digitais. O leitor tem sido, em várias situações, contornado facilmente e através de métodos perfeitamente regulares – como a instalação de uma película de proteção de ecrã.
Face a este problema, várias entidades bancárias no Reino Unido revelaram que irão deixar de permitir aos utilizadores do Galaxy S10 realizarem autenticações diretamente utilizando este método.
O National Westminster (NatWest) e Royal Bank of Scotland (RBS) decidiram deixar de lado a autenticação por impressões digitais nas suas apps para todos os utilizadores do Galaxy S10. Devido a esta situação, muitos clientes dos bancos em questão terão contactado o suporte dos mesmos para tentarem obter informação do motivo de não conseguirem realizar o login nas suas contas, onde as entidades referem tratar-se de uma medida de proteção por questões relacionadas com a segurança do equipamento.
Estes não são as duas únicas entidades em redor do mundo que parecem estar a começar a implementar medidas. Alguns utilizadores em Israel e nos EUA também reportam que as suas aplicações bancárias e métodos de pagamento via o smartphone também deixaram de aceitar as impressões digitais como forma de autenticação e aceitação – em todos os casos, os utilizadores possuem um Galaxy S10.
De relembrar que a Samsung já confirmou que irá lançar uma atualização para os seus dispositivos com vista a melhorar o sistema de reconhecimento das impressões digitais. Espera-se que, caso esta atualização seja favorável, as aplicações que inicialmente deixaram de ser autenticadas por este método voltem a permitir o mesmo.
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