1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Play Store logo

 

A Google Play Store é atualmente uma das maiores lojas de aplicações para Android, estando instalada em praticamente todos os dispositivos Android no mercado. No entanto, uma grande parte disso pode ter estado num acordo que a Google estabeleceu com alguns fabricantes, no sentido de impedir o uso de lojas de aplicações de terceiros.

 

No caso entre a Google e a Epic Games, novos documentos revelam que a Google terá pago largas quantias de dinheiro para impedir que os fabricantes instalassem lojas de terceiros nos seus dispositivos.

 

O programa, conhecido como “Premier Device Program”, pagava cerca de 12% das receitas da Google relacionadas com o seu motor de pesquisa aos fabricantes de smartphones Android, no incentivo destes manterem nos seus equipamentos apenas a Play Store.

Os documentos revelam ainda que a Google terá oferecido comissões a empresas como a LG e Motorola, no valor de 3 a 6% da quantia gasta pelos utilizadores de dispositivos das respetivas marcas na Play Store.

 

De acordo com a Epic Games, este programa era oculto do público em parte porque a Google sabia que o mesmo poderia ser visto como uma prática anti-competitiva no mercado, se fosse revelada.

Existem ainda indicações que tanto a Google como a Apple terão tentado trabalhar em conjunto no sentido de eliminar lojas de aplicações “inferiores”, no sentido de dar destaque a cada plataforma central das duas empresas – a Google Play Store e a App Store da Apple.

 

Até ao momento a Google ainda não comentou estas revelações. No entanto, o caso ainda se encontra em andamento, e certamente que mais informações vão sendo reveladas nas próximas semanas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech