A Apple tem vindo a fazer progressos no iOS sobre funcionalidades focadas em garantir mais privacidade para os utilizadores finais. E com a chegada do iOS 15 espera-se agora que a empresa venha também a integrar um novo sistema para alertar para a publicidade direcionada da própria empresa.
Vários serviços da Apple fazem uso de publicidade nas suas ofertas, como é o caso da App Store ou do Apple News. A pensar nisso, o iOS 15 irá agora alertar os utilizadores para questionar se estes pretendem que seja feita a recolha das suas informações para fins de publicidade direcionada nos serviços da empresa.
Até agora esta recolha era feita de forma automática, sem que os utilizadores tivessem controlo sobre a capacidade de recolha da informação – a mesma era aceite assim que se começava a usar o iOS. No entanto, na nova versão do iOS 15, a Apple dará a capacidade dos utilizadores controlarem que informação pode ser recolhida e se pretendem que a mesma seja usada para publicidade direcionada ou não.
Isto não deverá eliminar a publicidade dos serviços da empresa caso se negue a recolha, mas a mesma irá deixar de ser baseada na atividade e dados dos utilizadores. Segundo a Apple, a recolha dos dados será tendo em conta a atividade dos utilizadores pela web, bem como das suas aplicações, interesses, entre outros.
De notar que, no iOS 15, é também possível desativar completamente a publicidade direcionada tanto para os serviços da Apple como para os de outras aplicações.
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