1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Fairphone 3

 

O Fairphone era visto como uma alternativa sustentável para o mercado dos smartphones. Este dispositivo foca-se em criar uma solução para quem pretenda algo que é simples de reparar e de realizar upgrades se necessário.

 

A ideia do Fairphone passa por criar um smartphone que dá mais controlo aos utilizadores sobre o seu uso, e que permite não apenas ser mais simples de reparar, mas também de realizar alguns upgrades básicos. Os utilizadores podem rapidamente abrir o equipamento e substituir qualquer componente com problemas.

 

O Fairphone 3 foi lançado em 2019, e na altura a empresa prometeu cinco anos de suporte e de atualizações de software. No entanto, a empresa agora confirma que este modelo vai ser descontinuado.

Segundo a publicação da empresa, a descontinuação do Fairphone 3 encontra-se relacionada com a falta de componentes no mercado, deixando assim apenas o mais recente modelo Fairphone 3+ como o único suportado oficialmente pela empresa.

 

Apesar disso, a empresa garante que os utilizadores ainda vão ter acesso ao Android 11, que se encontra prometido para uma atualização a lançar em 2022. Esta deverá ser, no entanto, a última atualização fornecida para o dispositivo antes deste ser totalmente descontinuado – pelo menos de forma oficial.

 

Além disso, tendo em conta que o dispositivo é todo ele pensado na reparabilidade, os utilizadores podem manter os seus dispositivos por bastante tempo usando componentes de substituição ou de upgrade. Além disso, para quem seja mesmo aventureiro, existem ROMs personalizadas que podem também ser instaladas no dispositivo, e que permitem a atualização até para as mais recentes versões do Android.

 

O Fairphone 3+ ainda se encontra disponível, mas de momento a sua disponibilidade encontra-se limitada devido à falta de componentes que a empresa se encontra também a verificar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech