O WhatsApp encontra-se finalmente a permitir que os utilizadores que pretendam guardar cópias de segurança das suas conversas em plataformas cloud o possam fazer de forma encriptada.
Faz alguns meses que se tem vindo a falar desta funcionalidade, que basicamente permite que os backups feitos para plataformas como o Google Drive agora possam ser encriptados – ao contrário do que acontecia até então, onde os conteúdos eram colocados nas contas dos utilizadores, mas sem segurança padrão.
A funcionalidade encontra-se agora a ficar disponível para os utilizadores, tanto para quem envie os backups para o Google Drive como também para o iCloud da Apple – portanto disponível tanto no Android como iOS.
Este sistema terá dois formatos possíveis de funcionamento. O primeiro será através do uso de uma senha que apenas o utilizador saiba, e a partir da qual os conteúdos serão encriptados. Caso o utilizador pretenda restaurar esses conteúdos mais tarde necessita de se lembrar da senha.
A segunda opção será usar um código de 64 dígitos gerado pelo próprio WhatsApp, e que deve ser salvaguardado posteriormente pelo utilizador. Este código será basicamente a senha que permite acesso aos conteúdos de backup, e portanto necessita de ser introduzido caso o utilizador pretenda restaurar o mesmo.
A plataforma alerta que ao ativar este sistema, os backups anteriores criados pela plataforma são automaticamente eliminados das plataformas cloud, uma vez que necessita de ser enviado o novo conteúdo de forma encriptada ponta a ponta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!