1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox Nightly

 

O Firefox encontra-se a testar uma nova funcionalidade que poderá ajudar a aproximar o navegador do que se encontra em alternativas como o Chrome e Edge.

A mais recente versão Nightly do Firefox conta com uma nova funcionalidade que permite descartar abas da memória, o que poderá ajudar a reduzir o consumo de memória no sistema de abas que não se encontrem em utilização.

 

Esta funcionalidade permite que abas em segundo plano possam ser “descartadas”, deixando assim de ocupar espaço na RAM do sistema. A Mozilla afirma que esta função não apenas permite reduzir o uso de memória do navegador, mas também evitar possíveis erros e bloqueios do mesmo em sites que se encontrem em segundo plano.

 

Por enquanto a função está apenas disponível no Firefox Nightly 93, sendo que se espera que esta seja a versão que vá atingir o canal estável no final deste ano e sobre o Windows. É também no sistema operativo que existe algumas diferenças, já que a funcionalidade apenas se encontra disponível no Windows, embora se espere que venha a surgir para Linux e macOS no futuro.

 

A empresa acredita que esta funcionalidade poderá ser benéfica para sistemas que tenham menos de 8GB de memória RAM, embora possa também beneficiar outros sistemas em geral, sobretudo a nível de possíveis abas que se encontrem em segundo plano a consumir recursos desnecessários.

 

De pouco adianta que existem extensões que prometem realizar exatamente esta funcionalidade, mas sem dúvida que algo nativo no navegador será sempre uma opção mais apropriada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech