1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook duas faces

 

Se existem alturas que o Facebook parece ter regras irregulares conforme os utilizadores da plataforma, isso pode algo verdade de acordo com recentes rumores.

 

De acordo com uma investigação realizada pelo Wall Street Journal, o Facebook mantêm uma lista com 5.8 milhões de utilizadores que estão excluídos de seguir algumas das principais regras da plataforma.

Basicamente, esta trata-se de uma lista de utilizadores de elevado destaque na plataforma, que podem ser excluídos da moderação regular no serviço com os conteúdos que partilhem.

 

A fonte aponta que ainda existem regras que se aplicam, portanto esta lista não é carta branca para realizar atividades nefastas dentro da plataforma, no entanto a maioria das regras de moderação mais severas, que os restantes utilizadores da plataforma necessitam de seguir, não se estipulam para os perfis que estão nesta lista “secreta”.

 

Dentro da lista encontram-se personalidades de relevo no Facebook e fora deste, bem como páginas de destaque na plataforma. Figuras como Donald Trump, Neymar da Silva Santos Júnior, Sen. Elizabeth Warren, entre outros, estão nesta lista.

 

O sistema é internamente conhecido como “XCheck”, e exclui os moderadores de aplicarem medidas contra publicações na plataforma dos utilizadores da lista. Um dos exemplos mais recentes encontra-se sobre o caso do jogador Neymar, que publicou no Facebook e Instagram imagens de conversas com uma mulher que o estaria a acusar de violação – e nestas mensagens encontrava-se fotos “nude” da pessoa em questão.

Em qualquer situação normal, este género de posts devia ser removido pelos moderadores da plataforma, mas no caso de Neymar esteve disponível durante vários dias sem medidas, tendo em conta que os moderadores não podiam tomar qualquer ação sobre o mesmo.

 

O relatório aponta que qualquer funcionário da equipa de moderação possui capacidade de adicionar um utilizador nesta lista, mas nem sempre a rede social valida quem se encontra na mesma – e existe uma longa lista de utilizadores que não deviam fazer parte da mesma mas encontram-se.

 

Na sua base, este sistema cria um modo de operação com duas regras dentro do Facebook. Existe a plataforma que a maioria dos utilizadores acede, que tem as regras de comunidade próprias e algumas vezes confusas, e depois existe uma camada secreta de utilizadores que estão basicamente “livres” de todas as regras na plataforma.

 

Até ao momento o Facebook não comentou este caso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech