Como estava previsto, a Apple aproveitou o evento hoje para revelar a nova geração de iPhones a chegarem em breve ao mercado, com os novos iPhone 13 e 13 Mini. Os dois modelos contam com várias novidades que serão certamente interessantes de analisar.
O design do novo iPhone 13 mantêm as características do que encontramos nas gerações anteriores da linha. O módulo das câmaras encontra-se na parte superior traseira, com duas lentes posicionadas na diagonal.
A empresa refere ainda que o ecrã frontal foi fortalecido com o Ceramic Shield que também se encontra no painel traseiro, garantindo uma camada de proteção adicional contra quedas e riscos. Outra novidade encontra-se na notch, que a empresa refere ser 20% inferior ao que existe nos modelos da geração passada.
Estes novos modelos ainda mantêm como sistema de autenticação o Face ID, com as laterais da estrutura em alumínio.
No ecrã é onde encontramos as primeiras novidades da linha, com um novo painel OLED Super Retina XDR, sendo de 6.1 polegadas para o modelo base e de 5.4 polegadas para o iPhone Mini. A empresa promete melhorias de 28% no brilho, com um total de 1200 nits. Apesar de não terem sido revelados detalhes sobre a taxa de atualização do equipamento, acredita-se que sejam mantidos os 60Hz.
Destaca-se ainda o suporte às tecnologias Dolby Vision, HDR10 e HLG, que devem fornecer melhorias a nível das cores e dos conteúdos apresentados no ecrã.
Ambos os modelos contam com o novo chip A15 Bionic, que a empresa promete fornecer grandes melhorias a nível de desempenho e de autonomia. O processador conta com seis núcleos, sendo dois deles focados em desempenho e quatro em eficiência. Segundo a Apple, o desempenho deve ser até 50% superior aos chips da concorrência (curiosamente, uma das poucas vezes onde vemos a Apple a comprar os seus chips a outros modelos no mercado).
A nível da GPU esta conta com quatro núcleos, que prometem ser 30% mais rápidos que os modelos rivais topo de linha, contando ainda com a Neural Engine de 16 núcleos, capaz de realizar 15,8 trilhões de operações por segundo.
Tal como os rumores apontavam, o modelo base encontra-se agora disponível com 64GB de armazenamento interno, sendo ainda fornecidos os modelos de 128 e 512 GB. Como costuma acontecer, a empresa não revela detalhes sobre a RAM dos modelos.
A nível da bateria, não foram revelados detalhes sobre a capacidade da mesma, mas a Apple afirma que os novos iPhones fornecem até 1.5 horas a mais de autonomia em comparação com o antecessor – ou 2.5 horas no caso do iPhone 13.
A nível das câmaras, encontramos dois sensores de 12 MP cada, sendo que a lente principal possui uma abertura de f/1.6 grande angular, sendo acompanhada por uma lente ultrawide com abertura f/2.4 e um campo de visão de 120 graus. Na câmara frontal também se encontra um sensor com os mesmos 12 MP.
A Apple afirma que o sensor da câmara wide está com uma abertura 47% superior ao da geração passada, o que permite capturar mais luz e imagens com qualidade superior no final. Todas as câmaras possuem ainda suporte ao modo noturno, outra novidade na linha.
O iPhone 13 e o 13 Mini devem começar a entrar em pré-venda a partir do dia 17 de Setembro, sendo as primeiras entregas previstas para 24 de Setembro. O preço começa nos 729 dólares para o iPhone 13 Mini e nos 829 dólares para o iPhone 13.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!