A Google encontra-se a introduzir uma nova funcionalidade focada em privacidade, que vai permitir aos utilizadores do Android desativarem o seu ID de publicidade no sistema por completo.
O ID de publicidade é um número gerado aleatoriamente que fica atribuído a cada utilizador, e que basicamente permite identificar o mesmo para efeitos de publicidade direcionada. Todas as versões do Android contam com este sistema para permitir que anunciantes nas apps possam apresentar publicidade direcionada aos utilizadores.
No entanto, parece que recentemente a Google começou a testar algumas mudanças. A mais recente versão Beta dos Serviços da Google passa a contar com uma opção que permite aos utilizadores desativar este ID, basicamente bloqueando assim a publicidade direcionada nos seus equipamentos.
Até agora a Google apenas dava a opção para realizar o reset do ID, que limpava os dados da publicidade direcionada mas não bloqueava a mesma. Com esta nova funcionalidade isso passa a ser possível.
A novidade encontra-se presente sobre a versão mais recente dos serviços da Google, sendo que os utilizadores podem verificar se a mesma está ativa a partir das Definições > Google > Anúncios > Desativar a personalização de anúncios.
De notar que esta funcionalidade ainda se encontra disponível de forma limitada, estando a ser fornecida para os utilizadores de forma gradual. Portanto, caso não verifique a mesma, poderá ainda demorar alguns dias a chegar ao seu dispositivo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!