1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome manifest v3

 

Ao longo dos últimos meses a Google tem vindo a trabalhar para criar o novo padrão de especificações para o Chrome, mais concretamente conhecido como o “Manifest v3”. Este novo padrão vai aplicar-se a todas as extensões para o navegador, tendo ficado conhecido desde a versão do Chrome 88.

 

Apesar de todas as criticas a este novo Manifesto, a Google parece focada em tornar o mesmo uma realidade para os utilizadores, anunciando agora novas medidas para preparar o desfasamento da versão anterior.

Segundo a empresa, a partir de 17 de Janeiro de 2022 vão deixar de ser aceites na Chrome Web Store extensões que ainda sejam construídas apenas com foco no Manifest V2. No entanto, atualizações para as extensões existentes ainda serão possíveis.

 

Um ano mais tarde, em Janeiro de 2023, o Chrome vai deixar de suportar o Manifest v2 por completo, deixando de ser possível usar e atualizar extensões criadas apenas com este em mente.

 

novas metas da Google para o Manifest v3

 

Um dos objetivos do Manifest v3 seria tornar o uso das extensões mais seguro e atualizado para as APIs mais modernas fornecidas pelo navegador. No entanto, rapidamente surgiram críticas ao facto que a mesma era mais uma tentativa da Google em evitar o uso de bloqueadores de publicidade, tendo em conta que as novas regras limitariam consideravelmente o funcionamento destes.

 

Apesar de algumas mudanças terem sido realizadas, nem todos continuam contentes. Existem muitos navegadores baseados no Chromium que não vão integrar as mudanças, como é o caso do Brave e Vivaldi.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech