Quando a Google revelou o seu “Manifest v3” para as extensões do Google Chrome, rapidamente começaram também a surgir criticas à sua implementação, sobretudo à forma como esta medida iria restringir consideravelmente o uso de sistemas de bloqueio de publicidade.
Apesar das medidas implementadas com o Manifest v3 serem benéficas aos olhos da Google, estas também levantam novos problemas para quem desenvolve extensões como as de bloqueio de publicidade.
A nova API possui um limite para que sejam criadas apenas 30.000 regras de bloqueio de sites e domínios no navegador, sendo que a maioria das listas de bloqueio de publicidade possui um valor consideravelmente mais elevado. Em meados de 2019, a Google aumentou este valor para 150.000, mas este ainda é consideravelmente limitativo com base em várias listas que podem ser criadas e conter milhares de filtros de domínios diferentes.
Na altura, a medida foi vista por muitos programadores como um forma da Google tentar contornar o uso de bloqueadores de publicidade junto do Chrome, mas várias entidades responsáveis por navegadores de terceiros baseados no Chromium também deixaram ciente que não vão seguir as especificações da Google – e portanto essas extensões devem continuar a funcionar em navegadores como o Brave, Opera e Vivaldi.
No entanto, parece que a Microsoft não vai seguir essa tendência, sendo que se encontra agora a alertar os programadores para o facto que a nova versão do Edge baseada em Chromium vai seguir a mesma tendência do Chrome ao implementar o Manifest V3.
A empresa aconselha os programadores a adotarem as regras que este novo manifesto impõe, o que pode vir a causar algum impacto sobretudo nos criadores de extensões de bloqueio de publicidade.
A Microsoft refere ainda que o novo Manifest V3 vai garantir mais segurança e privacidade tanto para os utilizadores do navegador como para os programadores de extensões para o mesmo.
Espera-se que a nova versão venha a começar a ser implementada nas futuras versões do Edge Canary.
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