1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google com linha de tempo

 

A Google encontra-se novamente a adiar o fim do Manifest V2 sobre o Google Chrome, uma medida que tinha vindo a ser contestada por uma grande parte da comunidade, apesar dos planos da Google em avançar com a mesma.

 

Esta medida seria focada para começar a implementar o Manifest V3 sobre o Chrome, padrão que tem vindo a ser criado desde 2019. Este padrão é, basicamente, o que as extensões podem realizar dentro do navegador, e cada revisão do mesmo vem com as suas alterações que podem afetar a forma como as extensões funcionam no navegador.

 

No caso do Manifest V3, uma das maiores mudanças encontra-se a nível do uso de bloqueadores de conteúdos, bastante usados para filtros em extensões de bloqueio de publicidade. O Manifest V3 limita consideravelmente o uso destes filtros, e consequentemente, a capacidade de as extensões bloquearem conteúdos como publicidade.

 

A medida afeta sobretudo os adblockers, que passam a ter de se adaptar para as novas regras, que em alguns casos podem levar mesmo a problemas para o correto funcionamento da filtragem. Muitos consideram que o Manifest V3 é apenas uma forma da Google limitar ainda mais este género de bloqueadores de publicidade – tendo em conta que a Google ganha uma grande parte das suas receitas deste género de conteúdos online.

 

Ao longo dos anos a Google tem vindo a alterar a data prevista de fim de suporte ao Manifest V2 – a geração atual – de forma a dar lugar ao Manifest V3. Inicialmente estava previsto que todas as extensões deviam-se adaptar ao novo padrão até Janeiro de 2022, e que em Janeiro de 2023 iriam deixar de ser suportadas as versões anteriores no navegador.

No entanto, em Dezembro de 2022, a empresa decidiu adiar novamente a data para deixar de suportar estas extensões. Agora, quase três meses depois, a empresa volta a deixar novas informações sobre a linha de tempo prevista.

 

Segundo a empresa, o Manifest V2 irá ser bloqueado no Chrome em algum momento de 2024, embora ainda sem uma data concreta. A Google informa ainda que irá alertar os programadores quando a data estiver perto de acontecer, com seis meses de antecedência.

 

No entanto, tendo em conta todas as mudanças, é possível que esta data venha eventualmente a alterar-se no futuro. Para já ainda nada concreto foi deixado sobre quando o Manifest V2 vai deixar de ser suportado.

 

De notar que a medida é aplicada ao Chromium. Portanto navegadores baseados no mesmo devem eventualmente seguir os mesmos planos – alguns já confirmaram que vão seguir os prazos da Google, enquanto outros ainda poderão adiar a sua implementação.

 

Seja como for, eventualmente o Manifest V3 será o padrão que vai ser aplicado no Chrome, mais cedo ou mais tarde. E todas as extensões terão de passar a guiar-se pelo mesmo – o que pode afetar, sobretudo, as que bloqueiem o conteúdo online.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech