A Mozilla encontra-se a reforçar a ideia que pretende manter o suporte para extensões Manifest v2, numa altura em que o Chrome continua a descontinuar as mesmas para dar lugar ao Manifest V3.
Para quem desconhece, o Manifest V3 é um novo padrão para as extensões que a Google pretende integrar como a base no Chrome, e que embora a empresa garanta que será capaz de fornecer mais segurança no uso de extensões no navegador, tem sido criticado pelos limites que aplica – levando mesmo a que bloqueadores de publicidade não sejam tão eficazes nas suas capacidades.
A Google tem vindo a alertar para a implementação do Manifest V3, e agora começou a bloquear e remover extensões do navegador que não tenham sido atualizadas para o novo padrão. O uBlock Origin é uma das afetadas, que deixará brevemente de funcionar no Chrome.
Embora existam bloqueadores de publicidade que migraram para o Manifest V3, a capacidade de bloqueio dos mesmos encontra-se consideravelmente reduzida e existem outras limitações que os impedem de funcionar eficazmente.
Outros navegadores também adotaram o formato do Manifest V3, mas implementaram o mesmo da sua forma, onde algumas das restrições que a Google aplicou no Chrome não se encontram no padrão – mas mantendo a segurança que a Google promete.
Alguns navegadores estão mesmo a prever descontinuar o suporte para Manifest V2, mas a Mozilla deixou recentemente a nota que não o pretende realizar com o Firefox. A entidade revelou que pretende continuar a suportar inteiramente o Manifest V2 e todas as extensões criadas para o mesmo com o Firefox, e que não existem planos para a sua descontinuação.
De notar que, embora a entidade mantenha a promessa por agora, isso não impede que o Manifest V2 seja eventualmente descontinuado no futuro. No entanto, isso apenas será feito se existirem alternativas que permitam às extensões atualmente existentes de continuarem a funcionar na normalidade.
A ter em conta que esta não é a primeira vez que a entidade mantém a promessa de continuar a suportar o Manifest V2. Em Março de 2024, depois da avaliação dos novos padrões do Manifest V3, a Mozilla decidiu que iria continuar a manter o suporte ao Manifest V2 devido a todas as mudanças de impacto a serem feitas no novo padrão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!