1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em frente de monitor

 

A dark web é um dos principais locais onde muitos criminosos realizam as suas atividades online, e também onde se pode vender e adquirir o mais variado género de serviços ou conteúdos.

 

Apesar de se encontrar algo escondida do resto do público, a dark web tem vindo a ter cada vez mais movimento, e nos últimos anos tem vindo também a ser cada vez mais simples adquirir ou vender serviços variados na mesma.

Um estudo realizado pela empresa Bitglass analisou a evolução da dark web ao longo dos últimos seis anos. Para este estudo, os investigadores criaram uma falsa entidade de venda de dados pessoais - como senhas e dados de cartões de crédito - tendo anunciado as vendas em vários marketplaces da plataforma.

 

Através da análise dos conteúdos partilhados, os investigadores conseguiram analisar o evoluir da rede, bem como a forma como estes conteúdos são distribuídos ao longo do tempo.

E os resultados são preocupantes para quem não faça uso da mesma. Segundo os dados, a informação na dark web propaga-se até 11 vezes mais rapidamente do que acontecia faz apenas seis anos.

 

Um anúncio para a venda de conteúdos roubados, se em 2015 recebia cerca de 1100 visualizações na dark web, hoje em dia o valor aumenta para quase 13200 visualizações, o que indica não apenas o maior acesso a esta rede, mas também a maior procura por este género de conteúdos.

 

Não apenas isso, mas o período dos acessos também foi inferior. Se em 2015 demorava 12 dias para atingir as 1100 visualizações de um conteúdo para venda, em 2021 as 13200 visualizações foram atingidas em menos de 24 horas. A maioria dos acessos foram realizadas a partir dos EUA, Quénia e da Roménia.

 

Outra tendência que foi também verificada encontra-se relacionada com o preço dos serviços que são fornecidos. Atualmente, encomendar um serviço de DOS ou um kit de ransomware pode ser feito com valores consideravelmente reduzidos.

Os investigadores afirmam que o género de ataque mais caro encontra-se no phishing direcionado a uma entidade especifica, e onde o mesmo seja realizado com sucesso, serviço que pode atingir os 500 dólares.

 

preços médios pela venda de serviços na dark web

 

Um ataque DoS pode custar cerca de 311 dólares por um mês completo, enquanto um kit de ransomware encontra-se facilmente por 66 dólares. Dados de login são os mais baratos de adquirir, por 0.97 dólares por cada 1000 dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech