O Signal tem vindo a ser uma das plataformas de mensagens mais adotadas por quem pretende mais privacidade e segurança nas suas conversações. No entanto, tal como acontece em praticamente qualquer lugar na Internet, o spam não está livre de surgir no mesmo.
No entanto, a equipa por detrás do Signal parece estar atenta a estes problemas, tendo agora revelado uma nova forma de realizar rapidamente o bloqueio de spam e de reportar o mesmo.
Apesar de o Signal já contar com um sistema de pedido de mensagens, que permite aos utilizadores confirmarem receber ou não mensagens de uma pessoa que não esteja na sua lista de contactos, agora esse sistema vai ficar ainda mais intuitivo.
Além de bloquear os utilizadores, é também possível reportar uma determinada mensagem como sendo spam. Segundo a plataforma, o objetivo passa por reduzir o número de mensagens de spam enviadas na plataforma, ao mesmo tempo que ajuda a comunidade a manter-se livre destes conteúdos.
No entanto, ao contrário do que acontece noutras apps de mensagens, o Signal tem em conta uma forma diferente de analisar o spam. As mensagens enviadas pelo serviço não são diretamente enviadas para o Signal para análise (caso sejam reportadas). Invés disso, a plataforma irá manter um histórico de quantas vezes uma conta foi reportada como tendo originado Spam, e caso seja atingido um determinado limite, o Signal irá proceder com uma “verificação humana” nessa conta.
Desta forma, a plataforma espera controlar o envio de spam, ao mesmo tempo que mantêm a privacidade dos utilizadores ao não recolher qualquer mensagem enviada.
A medida pode ajudar a prevenir que contas comprometidas possam ser afetadas. Ao mesmo tempo, também as mensagens enviadas neste formato de pedido vão deixar de ter os links a carregar automaticamente - impedindo que os utilizadores possam aceder aos mesmos e, potencialmente, a esquemas diversos.
Esta medida surge na mesma altura que o Signal também verifica um aumento considerável no número de utilizadores ativos. Existem atualmente mais de 50 milhões de instalações da app no Android, com mais de 426.000 votações na App Store, o que dá uma ideia sobre o volume de utilizadores no serviço.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!