1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

SharkBot

 

Os criminosos estão sempre à procura de novas formas de criarem malware para infetar o máximo de vítimas possíveis, e nos últimos tempos um que tem vindo a ganhar destaque é conhecido como “SharkBot”.

 

De acordo com um grupo de investigadores da empresa de segurança Cleafy, o SharkBot trata-se de um malware focado para utilizadores do Android, e que pretende roubar o máximo de dados associados com entidades bancárias possíveis, bem como carteiras de criptomoedas.

 

O malware encontra-se ativo desde Outubro de 2021, e instala-se sobretudo por aplicações maliciosas que se encontram fora da Google Play Store. As vitimas são, na grande maioria dos casos, incentivadas a instalarem uma aplicação externa nos seus dispositivos para realizarem alguma tarefa especifica.

 

Uma vez instalado no dispositivo, o malware pede ao utilizador para ativar o serviço de acessibilidade, que mais tarde vai ser usado para roubar os dados do utilizador. Este possui a capacidade de registar os dados de login dos utilizadores, recolher capturas de ecrã, ler mensagens e códigos de autenticação automaticamente, entre várias outras atividades maliciosas.

 

O malware parece encontrar-se focado para bancos do Reino Unido e Itália, mas pode ser adaptado para qualquer outra entidade bancária. Além disso, este também se encontra programado para roubar carteiras de criptomoedas de quase 22 apps mais usadas no mercado.

 

Os investigadores acreditam que este malware ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, mas com potencial para causar graves problemas no futuro se os utilizadores não forem alertados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech