Em meados de Agosto a Apple tinha revelado um novo sistema para as funcionalidades de mensagens da empresa e o iCloud, capaz de identificar conteúdos abusivos de menores de forma automática. Este sistema, como seria de esperar, levantou também várias questões a nível da privacidade.
O objetivo da Apple com o mesmo seria identificar, de forma automática, imagens ou vídeos que pudessem conter conteúdos de abuso a menores, algo que é contra os termos da plataforma de alojar e distribuir.
Durante meses a empresa tem vindo a tentar aliviar os ânimos sobre este novo sistema, informando que todo o processamento de informações seria feito de forma local e segura, e que apenas conteúdos suspeitos seriam reportados para a entidade.
No entanto, parece que agora a empresa está a distanciar-se deste sistema, tendo removido do seu website todas as referências ao mesmo. Segundo algumas fontes, o site da Apple removeu todas as referências ao sistema de análise dos conteúdos, isto algumas horas antes do iOS 15.2 ter começado a ser fornecido para os utilizadores.
De momento ainda se desconhece se realmente a funcionalidade foi colocada de lado pela empresa ou se esta apenas necessita de mais tempo para tentar explicar melhor o seu funcionamento.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!