Alguns dos dispositivos da Apple contam já com sistemas que permitem identificar quando a porta de ligação se encontra molhada, impedindo o uso da mesma. O exemplo encontra-se nos iPhones, onde se o sistema verificar que existe uma quantidade elevada de humidade na ligação, impede que os utilizadores usem a porta para prevenir danos. Esta funcionalidade encontra-se disponível praticamente em todos os modelos desde o iPhone 7.
Mas até agora, essa funcionalidade encontrava-se focada sobretudo para dispositivos onde líquidos poderiam entrar para as portas com mais facilidade, como é o caso dos iPhones. No entanto, parece que com os recentes Macs, a empresa adicionou também essa funcionalidade nos mesmos, para garantir uma camada adicional de proteção para os utilizadores e para os seus dispositivos.
Os novos Macs empresa contam com um sistema que, ao identificar que as portas USB-C estão molhadas ou com humidade elevada, alertam o macOS para tal, e impedem o sistema de usar a porta em questão. Este sistema foi identificado na mais recente versão do macOS Sonama 14.1, num novo serviço integrado pela empresa que monitoriza essa informação em segundo plano.
Até ao momento ainda se desconhece se esta funcionalidade irá chegar a todos os dispositivos onde o macOS Sonama 14.1 irá encontrar-se disponível, ou se irá ser focada apenas para os modelos com o mais recente chip M3.
Este sistema pode também ajudar os técnicos da Apple a identificar situações onde o dispositivo pode ter estado em contacto com líquidos, uma vez que a informação é diretamente registada no sistema – a Apple integra alguns indicadores internos nos dispositivos que verificam se o dispositivo esteve em contacto com líquidos, mas estes nem sempre são os mais fiáveis, e podem mesmo ser ativados apenas com a humidade e uso regular dos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!