1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple logo da empresa na parede

 

Recentemente a Apple revelou que iria integrar nos seus sistemas uma nova funcionalidade de identificação de conteúdo abusivo de menores. Esta nova funcionalidade iria ser capaz de analisar os conteúdos nos dispositivos e contas dos utilizadores, identificando conteúdo que poderia ser de abuso de menores e alertando as autoridades para tal.

 

O sistema, apelidado de CSAM (Child Sexual Abuse Material), é visto como uma forma de combater casos de pornografia infantil. Apesar de útil, e de várias outras empresas o usarem nas suas plataformas, no caso da Apple esta decisão abriu portas para uma grande polémica contra a empresa, sobretudo devido à privacidade dos conteúdos dos utilizadores.

 

A pensar nisso, e de acordo com o portal 9to5Mac, a Apple encontra-se agora a colocar em pausa a ideia de integrar o novo sistema. Em comunicado, a Apple afirma que tem vindo a analisar o feedback da comunidade em geral sobre este novo sistema, e que vai analisar o mesmo antes de voltar a lançar o sistema.

 

Esta medida não surge como uma surpresa, tendo em conta que a Apple foi bastante criticada por integrar este sistema no iCloud e iMessage, abrindo portas para possíveis casos de abusos e de possíveis violações de privacidade. De relembrar que o sistema deveria ser ativado com o lançamento do iOS 15, que se encontra previsto de chegar perto do final deste ano – mas agora desconhece-se se tal irá realmente acontecer.

 

De acordo com a The Electronic Frontier Foundation (EFF), um dos principais problemas do novo sistema da Apple encontra-se no facto que é totalmente baseado em sistemas automáticos, que podem abrir portas para possíveis casos de falsos positivos. Além disso, existe ainda o potencial para o sistema ser usado para identificar não apenas conteúdos abusivos de menores, mas também outros temas que os governos locais possam considerar “ilegais” em cada pais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech