A marca Blockbuster foi bastante popular nos anos 90 nos EUA, e era uma das maiores cadeias de lojas de aluguer de vídeos. O sucesso da mesma foi tanto que muitas outras empresa – incluindo o Netflix – começara a tentar inovar para superar a popularidade desta marca.
No entanto, enquanto os outros se encontravam a evoluir, a Blockbuster permaneceu parada no tempo, o que acabou por se revelar prejudicial. A marca perdeu rapidamente o seu estatuto, e com a entrada do mercado de streaming, praticamente ninguém agora necessita de alugar os seus vídeos em formato físico.
No entanto, parece que existem planos para tentar reavivar a marca. Pelo menos é isso que uma instituição anónima pretende realizar, com ideias de colocar a Blockbuster no mercado do streaming.
A Blockbuster DAO encontra-se a tentar juntar mais de cinco milhões de dólares para adquirir os direitos da marca “Blockbuster”, no sentido de usar a mesma para criar uma plataforma de streaming online. O objetivo passa por usar a popularidade restante da marca para manter a mesma popular no setor do streaming online.
Uma entidade DAO é uma organização autónoma descentralizada, que nos EUA consiste numa rede que gere a marca e a sua plataforma, mas coloca a maioria das decisões sobre os utilizadores da mesma. Ou seja, seria os próprios utilizadores do serviço que teriam o poder de votar para realizar a decisão geral do futuro do mesmo.
Apesar de a ideia parecer boa no papel, será importante notar que o valor pelo qual o grupo se encontra a tentar comprar a marca é relativamente pequeno, ainda mais quando se olha para o facto que a atual proprietária, a Dish Network, comprou os direitos da marca em 2011 por quase 320 milhões de dólares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!