1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

DDoS Ataque

 

O ano de 2021 viu um dos maiores crescimentos de sempre nas ondas de ataques pela Internet, e os dados mais recentes da empresa Cloudflare parecem confirmar exatamente isso.

 

De acordo com os dado da empresa, o maior aumento de ataques encontram-se nos DDoS por extorsão. Este género de ataques tende a ocorrer quando uma determinada empresa recebe mensagens de extorsão dos atacantes, informando que as suas plataformas vão ser atacadas por DDoS a menos que estes realizem um pagamento especifico.

 

Segundo os dados, a Cloudflare registou – entre os seus clientes e durante o último trimestre de 2021 – um aumento considerável neste género de ataques. A grande maioria dos ataques deste género aconteceram durante o mês de Dezembro. Pelo menos um terço dos clientes da empresa referem ter recebido pedidos de extorsão antes de ataques DDoS.

 

dados de ataques rdos

 

Em comparação com os meses anteriores, os valores praticamente que duplicaram.

 

dados mensais de ataques rdos

 

Foi também ao longo de todo o 2021 que se registaram maiores números de ataques deste formato, num crescimento de 29% em comparação com igual período do ano anterior, e um crescimento de 175% face ao trimestre anterior.

 

De notar que este género de ataques, também conhecidos como ransom DDoS (RDDoS), têm vindo a registar um crescimento desde meados de agosto de 2020. Inicialmente registavam-se ataques em torno dos 200 Gbps de tráfego, mas culminaram já em valores recorde de 800 Gbps, como os registados contra a plataforma da Akamai em Fevereiro de 2021.

 

dados das empresas mais atacadas

 

A empresa afirma ainda que se registou um aumento de ataques HTTP DDoS, focados em aplicações, com um crescimento de 641% em comparação como trimestre anterior de 2021. A maioria dos ataques tende a ter origem na China, EUA, Brasil e Índia.

 

Os ataques de SYN flood continuam a ser dos mais populares entre os atacantes, sobretudo contra o protocolo SNMP, com crescimentos de quase 6000% em comparação com o trimestre anterior – o que representa novamente o largo aumento do valor dos ataques neste período final do ano.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech