1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows bug com falhas

 

Recentemente a Microsoft começou a disponibilizar um conjunto de atualizações para o Windows, que prometiam corrigir alguns problemas no sistema. No entanto, parece que estas atualizações vieram trazer também alguns problemas para quem usa sistemas de VPN.

 

De acordo com os relatos dos utilizadores, a atualização KB5009543 para o Windows 10 e a KB5009566 para o Windows 11 parecem contar com um bug que, em certos sistemas, pode impedir as ligações de L2TP VPN.

 

Quando os utilizadores tentam realizar a ligação VPN pelos seus sistemas, estas simplesmente falham com uma mensagem a indicar que não foi possível estabelecer a ligação L2TP, no que aparenta ser um problema com a ligação segura.

De momento o problema apenas parece afetar quem use o cliente nativo do Windows para ligações VPN, e não para quem use clientes personalizados – como os que são fornecidos na maioria dos serviços comerciais de VPNs.

 

Ainda assim, a falha poderá afetar sobretudo quem esteja a trabalhar de forma remota e tenha de aceder a uma VPN interna das empresas. Os problemas apenas começaram a acontecer depois das atualizações terem sido fornecidas – e a remoção das mesmas parece resolver o problema.

 

Para quem pretenda, é possível remover a atualização através da linha de comandos (como administrador), usando os seguintes comandos:

  • Windows 10: wusa /uninstall /kb:5009543
  • Windows 11: wusa /uninstall /kb:5009566

 

Até ao momento a Microsoft não comentou sobre esta falha, nem está ainda prevista a disponibilização de correções para o problema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech