1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Processador sobre motherboard

 

Durante os últimos meses o mercado não tem vindo a passar por uma das suas melhores fases, sobretudo devido à crise dos semicondutores que se encontra a verificar, e a afetar várias indústrias.

 

No entanto, parece que os problemas ainda estão longe de estar inteiramente resolvidos. A TSMC é uma das maiores fabricantes de chips no mercado, e recentes alterações da mesma podem vir a afetar o preço de vários processadores e placas gráficas ainda mais.

 

Segundo revela o portal DigiTimes,a TSMC encontra-se a elevar os custos de produção para os seus chips, sobre as arquiteturas de 5 e 7 nm. Esta medida vai fazer com que os chips dentro destas arquiteturas venham a ter custos mais elevados de produção, o que eventualmente se vai traduzir em custos mais elevados para os consumidores.

 

Uma das empresas que poderá ser mais atingida será a AMD, tendo em conta que as suas linhas de processadores Ryzen estão sobre estas arquiteturas. A Intel também se espera que seja afetada, embora em menor quantidade, visto que também necessita da TSMC para a produção de vários componentes dos seus processadores.

 

Mas este aumento de preços não vai ter apenas impacto nos processadores, mas também a nível das placas gráficas. Se os preços atuais já eram elevados, podemos vir a esperar ainda mais custos em breve.

No caso das gráficas da AMD, uma grande maioria das mesmas encontram-se sobre arquiteturas de 7 nm, e como tal afetadas pelos aumentos de preços. Mesmo as placas mais recentes, como as RDNA 3 esperam-se vir a ser fabricadas em 5nm – logo, afetadas.

 

No caso da Nvidia, no entanto, a empresa usa a arquitetura da Samsung 8N, portanto não se esperam impactos imediatos. No entanto, a futura linha da RTX 4000 deverá contar com chips fabricados em 5nm pela TSMC, portanto pode ter os preços afetados.

No final, este aumento de preços vai complicar a vida dos fabricantes e também dos consumidores, que vão ter componentes ainda mais caros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech