1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

OpenSubtitles

 

A plataforma OpenSubtitles é bastante popular para encontrar e partilhar subtítulos para filmes e séries. No entanto, a plataforma revelou recentemente que foi alvo de um ataque, de onde várias informações dos utilizadores registados na mesma terão sido comprometidas.

 

De acordo com o comunicado do portal, o ataque resultou no acesso a senhas, emails e outros dados pessoais de 6,783,158 utilizadores – o número de registos na plataforma. Praticamente todos os utilizadores terão sido afetados, e a piorar a situação, as senhas das suas contas também terão sido obtidas.

 

Segundo o comunicado do portal, a plataforma teria sido criada em 2006, na altura com poucos conhecimentos sobre segurança digital, algo que se manteve até aos dias de hoje. Um dos maiores problemas encontra-se no facto que as senhas estavam armazenadas na base de dados apenas com encriptação MD5, que atualmente é considerada bastante fraca para garantir a segurança dos dados.

 

Ou seja, mesmo que exista alguma forma de encriptação, as senhas podem ser facilmente convertidas para as suas variantes regulares em texto plano. A plataforma afirma, no entanto, que dados de pagamento não terão sido afetados, visto encontrarem-se sobre uma plataforma externa.

 

O comunicado revela ainda que este ataque terá sido uma espécie de ransomware, onde o atacante terá roubado as informações dos utilizadores, exigindo depois o pagamento aos gestores do site para evitar que os dados se tornassem públicos – o ataque terá ocorrido em Agosto de 2021. Na altura, os gestores do site terão pago o valor exigido, mas os dados ainda assim foram divulgados publicamente pelos atacantes.

 

É importante sublinhar que o site OpenSubtitles é um dos 5000 sites mais populares da Internet, de acordo com os dados do portal Alexa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech