1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

satélite no espaço

 

A SpaceX tem vindo a lançar, de forma regular, satélites usados pela Starlink para fornecer ligação à Internet para os utilizadores deste serviço. No entanto, parece que o elevado número de satélites que a empresa se encontra a colocar no espaço está a ser um problema para alguns cientistas.

 

Por norma, para capturar fotos de objetos espaciais, os astrónomos necessitam de realizar capturas de longa exposição, que envolve manter uma câmara fixa a capturar conteúdos distantes durante um longo período de tempo.

 

O problema é que os satélites da SpaceX parecem estará a causar problemas na captura dessas imagens. De acordo com um estudo realizado pelos investigadores da Zwicky Transient Facility (ZTF), entre Novembro de 2019 e Setembro de 2021, conforme o número de satélites enviados para o espaço pela SpaceX aumentou, também as imagens prejudicadas pelos mesmos elevaram-se consideravelmente.

 

No total, durante este período e por entre todos as capturas realizadas, os investigadores verificaram que 5,301 fotos terão sido afetadas com artefactos causados pelos satélites da SpaceX.

 

imagem prejudicada por satélite

 

A piorar a situação, os investigadores acreditam que quando o número de satélites da SpaceX atingir os 10,000 em torno da Terra, praticamente todas as imagens capturadas devem ser, de alguma forma, afetadas.

 

É importante relembrar que a SpaceX já terá aplicado no passado medidas para reduzir a visibilidade dos seus satélites, mas estas medidas ainda parecem ser insuficientes para totalmente resolver o problema. E este apenas tende a aumentar conforme mais envios venham a ser feitos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech