1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

GPS sobre smartphone

 

A Starlink conta com mais de 3000 satélites em redor da Terra, sendo considerada um dos maiores conjunto de satélites privados no espaço. Este número consideravelmente elevado também abre portas para permitir uma maior ligação na Terra.

 

No entanto, existe também outra funcionalidade para onde estes satélites podem ser usados, e que atualmente a Starlink não se encontra a aproveitar. De acordo com um recente estudo, os satélites da Starlink podem ser também usados para melhorar a ligação GPS na Terra.

 

Todd Humphreys e a sua equipa, da Universidade do Texas, analisaram os dados que era possível obter dos satélites da Starlink publicamente, tendo sido chegado à conclusão que os mesmos podem ser usados para melhorar diretamente as ligações GPS no planeta Terra, sendo que cabe apenas à empresa permitir que tal aconteça.

 

Os satélites necessitam de passar os seus sinais para a Terra, e no caso dos satélites da Starlink, tendo em conta a forma como estes são usados, a ligação necessita de ser constante. Neste caso, no entanto, e para impedir que terceiros possam simplesmente usar o sinal, a SpaceX usa uma estrutura de ligação proprietária – que apenas os terminais da empresa podem receber.

 

No entanto, alguns parâmetros do sinal podem ser registados por terceiros, incluindo dados de telemetria e alguma informação sobre os pacotes enviados. Estes dados serão usados para manter a ligação entre o satélite e os terminais em sincronização, mas ao mesmo tempo podem também ser usados para permitir a localização em tempo real dos mesmos.

 

Segundo os investigadores, os dados que são recolhidos são inteiramente separados da ligação contendo dados dos utilizadores ou da SpaceX, portanto não existe interferência sobre a forma como os dados são transmitidos de forma privada. No entanto, o acesso a esta informação secundária poderia ajudar a melhorar o sinal de GPS na terra.

Infelizmente para tal seria necessário a SpaceX permitir o uso desses dados, algo que atualmente a empresa não realiza. Isso até se pode alterar no futuro, mas infelizmente, de momento este sistema apenas se encontra em uso para a própria SpaceX, não estando acessível por terceiros para uso noutros sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech