A Microsoft encontra-se sempre a tentar melhorar a segurança dos seus sistemas, o que envolve também corrigir todas as falhas que apareçam o quanto antes. No entanto, isso não impede que algumas acabem por ser conhecidas mais cedo que o previsto.
Recentemente um investigador de segurança revelou ter descoberto uma nova vulnerabilidade sobre o Windows 10, a qual pode permitir a qualquer utilizador ganhar permissões administrativas no sistema.
Com esta falha, um utilizador com permissões limitadas pode obter acesso administrativo ao sistema, o que permite também o acesso à rede local, criação de contas administrativas ou a execução de comandos com permissões elevadas.
A falha afeta todas as versões do Windows 10 que não tenham recebido o Patch Tuesday de Janeiro de 2022. A Microsoft aparenta ter corrigido a falha com o seu último patch, mas isso ainda deixa uma larga maioria dos sistemas vulneráveis.
A falha, descoberta pelo investigador RyeLv, pode ser explorada rapidamente em qualquer sistema, e tendo em conta que foi agora tornada pública, existe uma forte possibilidade que venha a ser usada para atividades maliciosas em larga escala em breve.
Como sempre, a melhor maneira de garantir a proteção será manter o sistema operativo atualizado. O Patch Tuesday mais recente da empresa corrige esta falha, portanto será extremamente importante que o mesmo seja instalado. De notar também que a falha não afeta o Windows 11.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!