No início de janeiro de 2022, a Microsoft disponibilizou uma nova vaga de atualizações tanto para Windows 10 como para o Windows 11, mas foi no Windows 10 que uma dessas atualizações causou alguns problemas.
Depois de o update KB5009543 ter sido disponibilizado para o sistema, alguns utilizadores começaram a reportar que este estaria também a causar graves problemas a nível do desempenho.
Os utilizadores reportaram um arranque consideravelmente mais lento, bem como atrasos no carregamento de aplicações e perdas consideráveis de desempenho tanto nas diversas aplicações como em jogos. Rapidamente se chegou à conclusão que o problema estava relacionado com as atualizações que a Microsoft tinha fornecido.
A partir do Reddit, vários utilizadores confirmaram também que, depois da atualização ser instalado, o desempenho nas mais variadas aplicações estaria a ser gravemente prejudicado. Este problema estaria a ocorrer apenas sobre certos sistemas no Windows 10.
A Microsoft não confirmou oficialmente os problemas, no entanto, no final do mês de Janeiro, foi disponibilizada a atualização opcional KB5009596, que os relatos apontam que ajuda na correção dos problemas de desempenho introduzidos com o update original.
No entanto, esta trata-se de uma atualização opcional, como tal não vai surgir de imediato para os utilizadores, e estes necessitam de manualmente procurar por atualizações no Windows Update, de forma a que a mesma seja listada.
Caso ainda se encontre sobre o Windows 10, e esteja a verificar problemas de desempenho desde as últimas atualizações da Microsoft, compensa verificar se possui a atualização KB5009596 disponível no Windows Update do seu sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!