1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware para android

 

Existe um novo malware que se encontra a propagar em força contra dispositivos Android, e que se foca a afetar utilizadores em vários países, incluindo em Portugal.

 

Conhecido como Xenomorph, o malware já se encontra a ser propagado em apps pela Play Store da Google, e foca-se em roubar dados bancários dos utilizadores de vários países, incluindo de Portugal.

 

De acordo com a empresa de segurança ThreatFabric, o malware ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, mas tem o potencial para afetar um vasto conjunto de vítimas. Atualmente este tenta roubar dados bancários de 56 instituições em quatro países – Portugal, Espanha, Itália e Bélgica.

 

O principal objetivo do malware passa por roubar os dados bancários das vítimas, usando os mesmos para realizar transações não autorizadas – o que pode ser feito também a partir das plataformas web e apps de homebanking nos dispositivos das vítimas.

 

malware Android play store

 

Os investigadores revelam ainda ter descoberto pelo menos uma aplicação na Google Play Store contendo este malware. Apelidada de “Fast Cleaner”, esta promete limpar o “lixo” dos dispositivos, e atualmente conta com mais de 50.000 instalações.

Para evitar a deteção dos sistemas da Google, a app apenas descarrega o malware uma vez instalada a app no sistema e depois de um período de alguns dias. Isto evita que os sistemas de verificação da Google possam identificar o conteúdo descarregado e o código do malware diretamente.

 

Uma vez instalado, o malware começa por pedir permissões perigosas sobre os dispositivos, onde se inclui o acesso ao serviço de acessibilidade – o que basicamente dará permissões ao malware para realizar ações em nome do utilizador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech