1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Banco sem o SWIFT

 

Nos últimos dias, face aos confortos verificados entre a Rússia e Ucrânia, têm vindo a surgir notícias sobre o bloqueio do SWIFT para a Rússia. No entanto, para muitos a questão que se coloca será mais: o que é o SWIFT?

 

De forma simples, o SWIFT, ou também conhecido como Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras Interbancárias, é um sistema mundial usado por entidades bancárias para comunicar as transações feitas a nível internacional, e que garante mais segurança e rapidez nas mesmas.

 

A entidade responsável por este sistema encontra-se sediado na Bélgica, tendo sido criada em 1973 com o apoio de mais de 200 bancos em 15 países diferentes. O objetivo seria criar um meio de comunicação segura para facilitar as transações interbancárias e internacionais.

Hoje em dia este sistema é considerado fundamental para a realização de transações internacionais e para o comércio mundial. É atualmente usado em mais de 11.000 bancos sobre 200 países diferentes.

 

A medida de sanção que a União Europeia se encontra a aplicar será para remover várias entidades bancárias da Rússia do SWIFT. Esta medida iria levar ao corte dessas entidades em realizar transações bancárias, o que iria ter consideráveis impactos sobre a economia russa. Entidades russas passariam a deixar de ter acesso a sistemas de transação bancária regulares, sendo que a única forma de realizar pagamentos seria de forma direta ou via cheque - o que pode causar longos atrasos e complicações.

 

De notar que apenas algumas entidades bancárias na Rússia seriam afetadas pela medida, e não todo o ecossistema financeiro do pais. No entanto, ainda assim, o bloqueio teria grandes impactos a nível económico para toda a Rússia, tanto entidades governamentais como também a população e empresas privadas.

 

No entanto, a medida pode também afetar outros países, tendo em conta que a Rússia é um dos principais exportadores de gás e petróleo para o solo europeu. Como tal, o bloqueio do SWIFT poderia causar um aumento de preços, atrasos nas encomendas ou até bloqueios para os países na União Europeia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech