1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Wikipédia sobre a russia

 

A Wikipédia deixou clara a sua posição depois de as autoridades russas terem recentemente ameaçado ao bloqueio da plataforma no pais, no que se pode considerar uma tentativa de censura sobre os conteúdos da plataforma.

 

Em causa encontra-se um recente pedido realizado pelo Roskomnadzor, a entidade reguladora da internet na Rússia, onde a entidade terá sido ameaçada sobre um possível bloqueio caso não modificasse as páginas respeitantes ao acontecimento da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em causa encontravam-se os dados que estariam a ser citados nessa página, que indicavam valores respeitantes às casualidades da guerra, e que as autoridades russas consideram serem “enganadores”.

 

No entanto, a Wikimedia Foundation veio agora publicamente demonstrar o apoio sobre os editores russos, citando que não vai realizar mudanças devido ao pedido. A entidade afirma que a plataforma se foca em fornecer conteúdos com fontes fiáveis e dedicadas, e acima de tudo, com informações precisas sobre os acontecimentos relatados.

Todas as informações fornecidas na página sobre a invasão foram validadas por diversas fontes e consideradas como verdadeiras.

 

A entidade apela ainda a que as autoridades não bloqueiem o acesso ao serviço, o que basicamente apenas poderia ser feito com um bloqueio generalizado à Wikipédia como um todo. Além disso, a entidade afirma que as informações constantes na página estão em permanente atualização, e que novos dados vão sendo integrados conforme surjam.

 

De relembrar que não seria a primeira vez que as autoridades russas realizam um bloqueio da Wikipédia. Em 2015 foi aplicado um bloqueio devido a um artigo relativamente a drogas, no entanto as autoridades mantiveram o bloqueio aplicado apenas por alguns dias antes de permitirem novamente o acesso regular.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech