1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok

 

O TikTok já respondeu à recente ordem executiva assinada por Donald Trump, que basicamente vai impedir a Bytedance – empresa mãe do TikTok – de obter qualquer receita de entidades norte-americanas a partir de 20 de Setembro.

 

Em comunicado, o TikTok demonstra-se surpreendido pela medida assinada pelo presidente dos EUA, e ainda mais com as motivações que levaram a tal. A empresa, no entanto, afirma que não vai tomar a medida como algo leve, e pode mesmo avançar com processos judiciais contra o governo dos EUA caso não se chegue a um consenso relativamente aos pontos debatidos na ordem executiva.

 

Entre estes pontos encontra-se o facto do governo dos EUA considerar o TikTok uma ameaça para a segurança nacional, onde a app se encontra a recolher informação dos cidadãos e oficiais do governo norte-americano, para fornecer essa informação ao governo da China.

Face a estas acusações, tal como o TikTok já teria referido em diferentes ocasiões, a empresa afirma que nunca partilhou nenhuma informação dos seus utilizadores com o governo chinês, seja de forma direta ou censurada. A empresa sublinha ainda que o TikTok é uma das poucas redes sociais no mercado que torna todos os seus algoritmos e guias de moderação públicos para quem pretenda analisar – ao contrário de outras plataformas similares.

 

O TikTok afirma ainda que a empresa já se demonstrou aberta a ser adquirida por entidades nos EUA, o que leva a ainda mais surpresa sobre a medida da ordem ser aplicada pelo governo norte-americano.

 

Para terminar, o TikTok afirma que a medida encontra-se a ser aplicada sem que o governo seja capaz de fornecer qualquer prova de que os dados dos utilizadores estão a ser fornecidos ao governo da China. A entidade afirma que as declarações de Trump são enganadoras e que são proferidas sem qualquer prova que a sustente.

 

Face a este comunicado, parece que a Bytedance e o TikTok não estão a olhar a meias-medidas para responder a possíveis bloqueios, e existe mesmo a possibilidade de o caso avançar para a justiça caso não se chegue a um entendimento. Apesar de a ideia de um bloqueio do TikTok nos EUA não ser recente, a assinatura da ordem executiva torna todo o processo “oficial”.

 

Apesar de tudo, a reposta do TikTok era mais que esperada, ainda mais tendo em conta que o bloqueio era algo aguardado faz alguns meses. Trump tinha vindo a indicar a possibilidade de o mesmo ser aplicado faz algum tempo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech