Os smartphones atuais contam com consideravelmente mais espaço para armazenamento que os dispositivos faz apenas alguns anos. Mas ainda assim, este parece insuficiente para muitos, e é a pensar nisso que a Google parece estar a preparar algumas medidas para ajudar a reduzir o espaço ocupado por apps no Android.
A empresa confirmou que se encontra a desenvolver uma nova funcionalidade para o Android, que vai permitir aos utilizadores “arquivarem” as aplicações menos usadas dentro do sistema. Segundo a empresa, esta função permite reduzir em cerca de 60% o espaço ocupado pelas apps no dispositivo, ficando assim mais espaço disponível para outros conteúdos.
Invés de remover por completo a aplicação do sistema, esta funcionalidade mantém alguns dos seus componentes essenciais e dados, eliminando tudo o resto que seja considerado desnecessário. Desta forma, os utilizadores podem manter os dados da app, e aceder rapidamente à mesma caso necessitem.
Ou seja, basicamente será uma forma de “remover” as aplicações do sistema, sem remover completamente os dados da mesma. Para tal a Google vai disponibilizar um novo formato de aplicações que suportem esta funcionalidade.
Espera-se que a funcionalidade venha a ser disponibilizada para todos os utilizadores até ao final deste ano, possivelmente vindo a surgir como uma funcionalidade nativa do Android 13. Ainda se desconhece se versões anteriores do Android terão acesso à mesma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!