1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Steam Deck

 

Faz alguns dias que os primeiros utilizadores começaram a receber a Steam Deck, e a testar algumas das novidades da mesma. No entanto, a consola ainda vinha voltada para o uso com o sistema SteamOS, embora tivesse sido confirmado que os utilizadores também poderiam instalar o Windows na mesma.

 

E isso agora vai começar a ser possível de se realizar, tendo em conta que a Valve disponibilizou as drivers necessárias para correr o Windows na Steam Deck. Ou seja, os utilizadores que realmente pretendam agora podem modificar o sistema operativo da Steam Deck para instalar o Windows como um PC regular.

 

No entanto, existem alguns pontos a ter em consideração antes de realizar esse processo. Em primeiro lugar, as drivers que a Valve se encontra a disponibilizar ainda estão em desenvolvimento, e como tal algumas funcionalidades ainda podem não estar inteiramente configuradas corretamente.

Os utilizadores que decidam instalar o Windows necessitam de substituir por completo o SteamOS – de momento não existe a possibilidade de realizar dual boot entre os dois sistemas. Isto pode ser um entrave, tendo em conta que obriga à eliminação completa do sistema que seria adaptado para a Steam Deck.

 

Além disso, de momento apenas é possível instalar o Windows 10. Espera-se que as drivers venham a suportar o Windows 11 no futuro, mas para já apenas é possível usar uma instalação limpa do Windows 10 para correr no dispositivo. O principal motivo para não ser possível de instalar o Windows 11 encontra-se derivado do fTPM, que a Valve ainda necessita de ativar através de uma atualização da BIOS.

 

Outro detalhe importante será que também não é possível de usar os controladores de áudio, tendo em conta que as drivers fornecidas não englobam o mesmo – espera-se que essa versão das drivers venha a ser fornecida durante os próximos meses.

Para já, tendo em conta todos estes pontos, as drivers que a Valve disponibilizou e que permitem instalar o Windows na Steam Deck parecem ser focadas para os utilizadores mais avançados, uma vez que envolvem configurações complicadas e existe o potencial de nem tudo correr como esperado. Se possui poucos conhecimentos, talvez seja melhor aguardar mais um pouco até que as drivers completas estejam acessíveis e o sistema mais estável.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech