1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Yandex sobre o Firefox

 

Várias empresas têm vindo a realizar medidas de sanção contra a Rússia, depois da sua invasão da Ucrânia. E agora o Firefox vai ser o próximo a contar com algumas alterações face à guerra.

 

Para os utilizadores na Rússia, a Mozilla confirmou que irá começar a remover o Yandex e o Mail.ru como os serviços de pesquisa e de email padrão do navegador. Estes dois serviços possuem ligações ao governo russo e encontravam-se, até agora, disponíveis no navegador para quem o instalasse na Rússia – no caso do Yandex, este era mesmo o sistema de pesquisa padrão no pais.

 

Com a versão 98.0.1 do Firefox a Mozilla decidiu remover ambos os serviços do navegador. No caso do motor de pesquisa, este foi modificado automaticamente para o Google – o mesmo que se encontra noutras regiões a nível mundial.

 

Para os utilizadores que tenham usado o Yandex ou Mail.ru como sistemas de pesquisa padrão do Firefox, a alteração vai também alterar as configurações dos mesmos. De notar que esta medida vai aplicar-se para todas as versões que sejam lançadas posteriormente à 98.0.1.

 

De notar que a Mozilla também revelou que já tinha planos para remover estes motores de pesquisa do Firefox quando lançou o Firefox 98, mas sem revelar os motivos exatos para tal. Segundo os dados da Statcounter, o Yandex é o segundo maior motor de pesquisa na Rússia, com 45.66% de quota no mercado, sendo que o Google ainda continua a liderar com 51.84%.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech