1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware sobre código fonte verde

 

O malware conhecido como Emotet não é propriamente novo, mas parece que tem vindo a ganhar nova força a nível mundial com foco para sistemas Windows, e desta vez está mais simples de se instalar do que nunca.

 

Foi recentemente descoberto que o malware tem vindo a usar uma nova estratégia para tentar infetar os sistemas, através do uso de atalhos do Windows. Normalmente este malware distribui-se por macros em ficheiros do Office infetados, mas a estratégia parece ter recentemente mudado, sendo que os responsáveis pelo mesmo estão agora a usar ficheiros LNL (atalhos no Windows) em combinação com código Visual Basic Script (VBS).

 

De acordo com o portal BleepingComputer, o esquema é bastante simples. Usando o sistema de atalhos do Windows, os criminosos podem criar um código simples em VBS que é responsável por realizar o download do software malicioso para o sistema, contornando a necessidade de usar ficheiros maliciosos do Office para tal. Os comandos são executados na PowerShell, e procedem com o download dos ficheiros do malware necessários para o sistema através de servidores comprometidos.

 

Os atalhos tentam ainda ocultar a sua atividade ao usar espaços em branco no comando, para evitar que os utilizadores possam ver a atividade na janela ou nas configurações do ficheiro. Os ficheiros descarregados são, na sua maioria, scripts do PowerShell que depois procedem com a infeção do sistema tal como aconteceria por outros formatos de distribuição.

 

Vários investigadores de segurança apontam que esta tem vindo a ser a nova prática do malware para se propagar nos últimos dias, e que parece estar a aumentar em campanhas de phishing.

De acordo com os dados da empresa de segurança ESET, entre os países com maior atividade do malware encontra-se o México, Itália, Japão, Turquia e Canadá.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech