Quando a Qualcomm revelou a compra da empresa Nuvia, no inicio de 2021, já se esperava que a empresa fosse começar a desenvolver o seu chip focado para um mercado ligeiramente diferente do habitual – sobretudo para rivalizar com a Apple e o seu M1.
E agora, parece que os planos da empresa estão consideravelmente mais claros, com a confirmação que a mesma está a produzir um novo chip focado para computadores e que irá competir diretamente com o da Apple.
De acordo com o portal Ars Technica, a Qualcomm encontra-se a projetar a criação de um novo chip, que teria o mesmo desenho que o chip M1 da Apple, e que pode começar a chegar a alguns fabricantes ainda este ano.
Os rumores apontam que os primeiros chips devem começar a ser fornecidos para os fabricantes em finais de 2022, mas a produção em massa apenas se deve iniciar em 2023. Será também nesta altura que os primeiros dispositivos com o novo chip da Qualcomm devem chegar ao mercado.
É importante relembrar que a Qualcomm possui alguns chips ARM focados para o mercado dos computadores, mas de longe com o mesmo desempenho que se encontra no chip da Apple. Além disso encontra-se ainda a dificuldade do suporte do sistema operativo, visto que o Windows é bem conhecido por não ser a melhor plataforma para o uso neste género de arquiteturas – embora tenha vindo a melhorar com as recentes atualizações.
Seja como for, mais detalhes sobre o novo chip da Qualcomm devem ser revelados ainda este ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!